Pyzam Glitter Text Maker

Glitter Graphics Maker & MySpace Layouts



"Quanto mais do mundo vi, menos pude moldar-me à sua maneira."

(Jean-Jacques Rousseau)


sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nova Regra Ortográfica


Bonjour, mes amis! Ça va?

Bom, estão surgindo muitas dúvidas sobre a nova regra ortográfica da Língua Portuguesa. Não é para menos: se mal sabíamos escrever com as regras antigas, o que fazer agora com as regras novas?

Digo o seguinte: era e sou completamente contra a nova regra, mas se não a utilizarmos, passaremos a escrever gramaticalmente errado. Como professora, não posso me dar ao direito de usufruir dessa rebeldia, não é? Aliás, a Secretaria de Educação de SP deu pouco suporte para os professores sobre este assunto. Para sobrevivermos, temos que ser autodidadatas.

Proponho agora passar aqui no blog, a cada post, as novas regrinhas. São chatinhas, concordo. Mas, não podemos criticar sem conhecer, não é?

Regra nº 01 => Retira-se o acento agudo (´) quando a palavra é paroxítona e, na sílaba tônica, houver ditongo "ei" ou "oi".


Exemplos:



  • I-DÉI-A => IDEIA

  • A-PÓI-O => APOIO

  • ES-TRÉI-A => ESTREIA

  • JI-BÓI-A => JIBOIA


É isso aí, pessoal! Alguns acham que todos os acentos sumiram e palavras que eram separadas por hífen agora são juntas... não é bem por aí, não podemos generalizar.


Qualquer dúvida, gritem, ok? Passarei mais regras no próximo post!


Beijos! Au revoir!

4 comentários:

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Legal sua dica, pra falar a verdade eu preciso me aprofundar nesse assunto, andei relaxada. Afinal, vez ou outra, faço umas revisões (não sou freelancer da Companhia das Letras, mas reviso coisas, rs).
Eu não entendo essa reforma, não consigo me posicionar contra ou a favor. Ainda não a entendi. Sei que sem trema e acentos diferenciais fica meio esquisito.
Para muitos ortografia correta é luxo. Claro que vez ou outra "se escorrega na banana", afinal língua é complexa. Nesses casos, o que nós sugerimos, né, Karin? Leia sempre(fontes seguras como livros, alguns jornais) para se familiarizar e aprender a escrever.
Bjos, falei demais, rsrs.

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Ok :D
Ah, sabe a necessaire xadre-mil gatinhos? Vc não a quer xadre-mil cachorrinhos? Posso fazer com o tecido de cachorros, igual ao porta-óculos da sua mãe, reachei-o na loja.
Bj!

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Vixe, eu outra vez... hj fiz isso com várias pessoas, kkk!
Tem um selinho lá no meu blog. Bjos!

anderson.head disse...

sim, anos para isso entrar na minha mente, nem o português "antigo" sabia direito... agora com isso... bom, vamos ver no que dará!!

1ab.