Pyzam Glitter Text Maker

Glitter Graphics Maker & MySpace Layouts



"Quanto mais do mundo vi, menos pude moldar-me à sua maneira."

(Jean-Jacques Rousseau)


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Coisificação dos bichos...


Bonjour, mes amis! Ça va?

A Gata Lili leu meus pensamentos de hoje. Estive pensando a melhor maneira de colocar aqui no blog o nojo de comercial que foi aquele do Hyundai i30.

Tudo começa com uma reunião de cachorros discutindo como irão fazer, uma vez que o "homem" havia descoberto o novo carro e agora a máquina haveria de se tornar o seu melhor amigo, em detrimento do cachorro. Tudo certo? Devemos aceitar essa mensagem como coerente e... bola pra frente???

Bom, quando estava na faculdade de Letras, tive que fazer um trabalho a respeito do período realista da Literatura Portuguesa, mais precisamente de um dos livros de Eça de Queirós - Alves & Cia. - e uma das características deste momento literário do qual o autor se utilizou foi a "reificação" ou "coisificação". Segundo o dicionário Aurélio: "Reificação: S. f. filos. No processo de alienação, o momento em que a característica de ser uma 'coisa' se torna típica da realidade objetiva", e "Coisificar: V. t. d. Reduzir (o ser humano ou elemento(s) ligado(s) a ele(s)) a valores exclusivamente materiais: os métodos de propaganda coisificam o consumidor".

Diante dessas definições, façamos uma análise da propaganda:
  1. O cachorro se apresenta "humanizado" na propaganda, pois possui traços humanos (fala, articula raciocínios lógico);
  2. Valores do homem moderno passam para o cachorro (o homem passa a coisificar as coisas e, na propaganda, o cachorro se auto-coisifica, igualando-se em valor com o carro, projeção essa feita pelo homem) ;
  3. O publicitário que realizou a propaganda do Hyundai i30 deixou claro que o cão pode ser tão "usável" como o carro.

Esses são meus pontos de vista. De qualquer forma, achei a propaganda repugnante. Mas, quem permite que as pessoas façam isso com os animais? São os próprios humano, não é?

Beijocas! Au revoir! Bonne jornée!!!!

6 comentários:

Gata Lili disse...

Vamos mandar a foto dela para tv record para tentar alguma coisa...sei lá, os meios de comunicação... mas vc nao me disse de onde essa cadela é? q estado?

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
É que as pessoas que fazem propaganda acham que basta colocar um cachorro no comercial que a gente já cai de amores. Mais ou menos como aquela música antiga que dizia assim: Na casa do Senhor não existe satanás" lembra? Uma vez um menino a quem eu dava catequeze disse que a música era de Deus por que falava de Jesus. Tem que ver o contexto, né?
Beijos, moça.
Tá de férias ainda?

Unknown disse...

Não conhecia a propaganda e não consegui ver direito pelo computador. O meu link tá leeeennnnto.
Mas concordo com os seus argumentos.
Tem umas coisas muito descabidas na publicidade.
bjs

Anônimo disse...

Acho que o problema é que tu leva tudo muito ao pé da letra. Relaxa!
Quanto a Frida, nem dá pra mim ajudar, moro muito longe... =/


Beeeijos!

Arte dos Gatos disse...

Olá, posso colocar no meu blog a divulgação da feira de animais especiais? Eu adoraria!
bj
Simone

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Oi, estou passando pra conhecer seu blog, e desejar boa noite
bjsss

aguardo sua visita :)